Pois bem ai vem a hora de montar o Set Up, e começam as dores de cabeça: Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato, cabo que não funciona…Vamos lá: Case ou Pedalboard – Se você quer um Set Up de pedais decente, no mínimo, um pedalboard é indispensável. Mas caso você não queira um case, pode ter certeza que vai ser um pluga/despluga danado, que além de incomodar, desgasta, dá trabalho e é ruim de transportar. A Landscape possui vários modelos de pedalboard e cases, na foto ao lado você vê o Case para 12 Pedais PB12, que é uma beleza de produto, e é grande o suficiente para caber Wah-Wah e pedais maiores, além de vir com a fonte de alimentação. Veja outros modelos Aqui. Cabos – Não economize naqueles pequenos cabos de plugar um pedal no outro. Se você optou em usar pedais compactos, faça a coisa certa e invista em cabos de qualidade. Preste atenção, cabos ruins produzem chiado, roubam sinal, dão mal contato, e o pior: quando você mais precisa, eles pifam. Para não ter dor de cabeça, use Cabos tipo ,SANTO ANGELO,,HAYONIK, eles possui malha com blindagem trançada em cobre e película de carbono semi condutiva, com 100% de eficiência contra interferências e chiados, além de ser extremamente resistente. Alimentação – Aqui você deve dedicar maior atenção, confira o consumo de cada pedal. Uma única fonte de 200mA pode não dar conta de alimentar todos os seus pedais. Por exemplo, um pedal Wah-Wah consome muito mais energia que um Distortion, se for Cry Baby, por exemplo, você vai precisar alimentá-lo separadamente dos outros pedais, com baterias ou outra fonte. Uma fonte muito boa, compacta e principalmente barata, o que facilita você comprar mais do que uma, é a Fonte ela garante uma alimentação com tensão de 9Vdc livre de ruídos e sem variações, com capacidade de fornecimento de corrente de até 500mA. Depois publicarei um artigo sobre a famosa “Ordem dos Pedais”, dando dicas de qual a melhor forma de você tirar 100% de proveito dos seus pedais de efeito.
Ordem dos Pedais
*Fiz um guia básico para quem está aumentando a família de pedais ou simplesmente está curioso para saber a melhor razão para um pedal estar em “determinado” ponto da cadeia de pedais. * Não acho que seja um guia definitivo, até porque eu mesmo faço exceção a ele. Mas com certeza ele vai te orientar a descobrir o seu modo de usa-los !
1ª Afinadores
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
* Eles podem muito bem trabalhar em qualquer ponto da cadeia de pedais. Mais é recebendo o sinal completamente limpo de sua guitarra que ele vai trabalhar melhor. Você pode isolar o pedal com um A/B Box ou na saída de auxiliar de um pedal de expressão, whammy ou volume.
2ª Filtros
* São os envelope filters, auto wahs e wah wahs que dependem da dinâmica do sinal. Por isso devem ser postos logo no início do pedalboard. Usar um fuzz antes do wah pode proporcionar uma sonoridade bem bacana também! Handmades Brasileiros que fabricam pedais de filtros: MG MUSIC, EFX, STAR DUST, T-MIRANDA.
3ª Compressores
* Lugar de compressor é no começo da linha de pedais, usar ele depois de distorções e modulações vai fazer ele elevar qualquer ruido de quem estiver antes dele. Usar sempre o pedal de volume depois do compressor, usando antes você acaba com a compressão e vai ter um ruido chato quando o pedal de volume estiver totalmente fechado. Handmades Brasileiros que fabricam pedais de compressão: EFX, STAR DUST, T-MIRANDA, FUHRMANN
4ª * F.O.D Fuzz ,Overdrive, Distorção:
* Não dão muito certo depois das modulações e delays, principalmente o Phaser e o delay. Eles podem ser colocados também como opção antes dos Wah Wahs e alguns filtros. Um Fuzz antes do wah vai te trazer sonoridades bem sujas e interessantes. Alguns pedais de Overdrive são muito bons para serem usados como Boosters e alguns pedais de distorções como os similares ao DS-1 da Boss usados depois de um fuzz estilo Big Muff resultam em uma combinação bem bacana ! Veja a combinação no solo de Dani california do red hot chilli peppers AQUI. MG MUSIC, EFX, STAR DUST, T-MIRANDA, DAN AMP, VICTORIA,
5ª *Equalizadores
*São freqüentemente usados para moldar os F.O.D ( fuzzes, overdrives e distorções). Por lógica é dever colocá-los logo após esses efeitos ou no send-return. Outro uso comum de um pedal de EQ é como boost para dar ênfases em solos
6ª Pitch-shifters
* Pitch-shifters funcionam melhor com sinais comprimidos, por isso certamente devem aparecer após o seu compressore e drives. Eu particularmente só me dou bem com o meu whammy antes dos drives !
7ª Modulação
* Pedais de modulação funcionam melhor em qualquer lugar após os drives e entrosam muito bem com os mesmos embora alguns guitarristas prefiram o phaser antes. Algumas modulações permitem o uso de pedal de expressão através de uma saída auxiliar onde você pode controlar as modulações em tempo real. * Handmades Brasileiros que fabricam pedais de modulação: MG MUSIC, EFX, STAR DUST, T-MIRANDA.
8ª Volume
* Para controlar o nível de volume do sinal da guitarra de forma geral o pedal de volume deve estar no final da linha de pedais mas antes dos Delays para que você possa fazer controlar o fade In e Fade out suavemente. Os pedais de Noise gate e limiters se enquadram no gênero. Nunca use um pedal compressor após o pedal de volume.
9ª Delay
* O objetivo dos pedais de atraso é simular um ambiente de resposta ao seu som de guitarra. Portanto, ele deve ser colocado no final de sua cadeia para que ele possa captar todos os efeitos que estão rolando. O reverb se enquadra neste ponto, porém ele soa melhor após o delay.
* Algumas considerações finais:
– BOOSTERS : Os pedais de boosters vão depender muito de sua finalidade ( Solo ou elevação de sinal) Os boosters limpos podem ser colocados em qualquer ponto da linha de pedais, já os fat boosters exigem posições mais especificas. – CABOS: Utilize cabos curtos e de boa qualidade.
– SEND / RETURN : É aquela saída trazeira de seu amplificador, onde você pode ligar também seus pedais, especificamente delays e modulações. Assim você vai ter uma perda menor de sinal na linha.
-OITAVADORES: Se enquadram na mesma área dos drives, ficam bem antes deles. – ALIMENTAÇÂO: Fique ligado no consumo M/A de cada pedal. Chiados ou até o não-funcionamento vão aparecer se sua fonte não suportar. Procure uma fonte estabilizada que seja mais apropriada. Uma boa opção é a da
-VITORIA AMPLIFIER Custa R$ 92,00 e liga até 15 pedais. A/B BOX : Para isolar algum ou alguns pedais da linha a fim melhorar o seu sinal. É isso ai pessoal ! Usei meus conhecimentos e coletei muitas informações de relatos na Web para contruir este ” guia ” de ordem de pedais. Espero contar com as experiências de vocês para aumentar este post ! Espero ter ajudado.